Um app para acompanhar o nível do rio
Informação e simplicidade em aplicativo para uma necessidade local.
Uma cidade cortada por um rio, marcada historicamente pelas águas. Acompanhar o nível do rio Tubarão na cidade de Tubarão, sul de Santa Catarina, chega a ser um evento na época das chuvas.

A cidade que ficou marcada pela grande enchente de 1974 acompanha com atenção suas variações de nível. As cheias do Tubarão afetam ainda outros municípios de uma região que abriga mais de 300 mil habitantes. Para parte dessas pessoas, preocupadas ou curiosas com a situação do rio em dias de chuva, foi projetado este aplicativo.
Pensar localmente
O pensar e agir localmente é o futuro da sustentabilidade para o mundo físico, para o mundo digital há as variáveis do propósito e do interesse econômico em públicos específicos para fins de comunicação e publicidade, por exemplo.
Problema, público e possibilidades
Problema: Como acompanhar o nível do rio Tubarão de maneira ágil?

Público: As pessoas acompanham o nível do Rio Tubarão, em especial na época das chuvas. A região de Tubarão costuma obter essa informação eventualmente e isso se dá através da imprensa local (rádios, TV, mídia impressa, sites, interação em redes sociais).

Possibilidades: É provável que com um aplicativo acessem em outros momentos, a qualquer instabilidade climática. A possibilidade de oferecer alertas para o usuário, com base na localização, é um ponto que poderia ser bem-vindo em momentos mais críticos.
Wireframes
A versão básica dos wireframes mostra a simplicidade da alternativa escolhida para dar andamento ao mínimo produto viável (MVP), considerando impacto e esforço. Esta opção traz a representação do nível do rio exibida com texto sobre bloco que simula a camada de água em relação ao ponto zero (nível do mar; a base da tela). No alto, o texto indicativo do tempo de atualização.
Alta fidelidade e MVP
O protótipo avançado traz o título, informação sobre a atualização e o nível do rio em metros. Estes foram os pontos escolhidos para a sequência do mínimo produto viável. Além disso foi adicionada uma arte que representa às pontes da cidade, um modo de criar ponto de referência para o nível da água.
Desenvolvimento e futuro
O projeto está em desenvolvimento utilizando Flutter e logo estará disponível para Android. Para o futuro já se estuda a possibilidade de notificações de alerta de acordo com a variação do rio.
App Rio Tubarão
Published:

App Rio Tubarão

Published:

Tools

Creative Fields