O Dreamcatcher (드림캐쳐) é um grupo sul-coreano formado por Jiu, Sua, Siyeon, Handong, Yoohyeon, Dami e Gahyeon, estreante do ano de 2017. Porém, o início da trajetória de cinco dessas sete artistas começou em 2014 sob o nome de MINX (밍스). Naquele ano e no ano seguinte, o grupo lançou duas músicas sem muito sucesso. Por isso, em uma estratégia incomum para o K-pop, sua agência - a Happy Face Entertainment - resolveu re-estrear o grupo com um novo nome e duas novas integrantes.

Por conta disso, o Dreamcatcher surgiu com uma proposta inovadora: um cenário inspirado no J-rock, com canções de batidas fortes de instrumentos como bateria e guitarra e vídeos musicais com um ar sombrio. Seu trabalho chamou a atenção do público coreano e também de todo o mundo, mantendo o Dreamcatcher em uma posição confortável quanto às vendas de seus álbuns e abrindo as portas para turnês no Brasil, Estados Unidos e países da Europa.

_____
Falando em design, há uma consistência nos trabalhos do grupo. Toda a estética é trabalhada em uma paleta de cores que corresponde às cores de fandom, oficializadas em 2019, com a frase que diz “On the day of the scarlet moon, Dreamcatcher invites you into the dreams”:


Uma análise rápida de alguns dos vídeos musicais para faixas-título coreanas e japonesas, bem como outras faixas de seus álbuns, nos revela o uso de uma paleta de cores que vai de encontro com as cores de fandom (amarelo, vermelho e azul):
Nas letras de suas músicas também nota-se uma constância no uso de certas palavras, bem relacionadas com a temática Dreamcatcher. Algo similar também compõem o visual dos álbuns, retratando o filtro dos sonhos de forma minimalista:


Aqui entramos em um dos pontos-chave da identidade visual do Dreamcatcher: seu nome significa "filtro dos sonhos", um símbolo de culturas nativas norte-americanas que funciona como um talismã para proteger de pesadelos e pensamentos ruins. 

Os filtros ficaram populares em modelos extravagantes e coloridos, mas usualmente são pequenos, feitos de madeira e couro e com um significado bastante importante:

O arco representa a mãe terra, a vida, o sol e a lua em um ciclo sem fim;
As cordas representam a teia, que prende os sonhos ruins;
O centro representa o coração, que filtra os sonhos bons.

As imagens abaixo são capas de álbuns do Dreamcatcher, com representações em traços simples de diversos filtros dos sonhos. A partir daí podemos criar grids para a construção de outros tantos filtros:
Em resumo, o Dreamcatcher é um grupo que sabe trabalhar bem com um padrão visual, mas falta ainda definir alguns aspectos dessa comunicação. Com todo esse plano de fundo, podem-se definir algumas palavras-chave com respeito ao comportamento do grupo e sua forma de se expressar enquanto artista:
​​​​​​​

O grupo também tem uma ligação especial com os fãs, possuindo nome de fandom, cores e um aplicativo onde as integrantes compartilham fotos e memórias com o InSomnia (fandom). Também existem redes sociais para promover as atividades do Dreamcatcher, como Instagram e Twitter, além do canal no YouTube. 

Aqui entram os dilemas de sua identidade visual e, especialmente, tratando-se de um artista inserido na Hallyu: o visual pode ficar confuso com redes sociais desatualizadas, promoções individuais e a falta do lightstick - item de extrema importância tanto para o artista quanto para o fã de K-pop.

Levando em consideração todo esse contexto, apresenta-se uma composição padronizada - porém livre - para os materiais do Dreamcatcher, não ignorando sua história, concorrentes nem o significado de seu próprio nome. O grid foi desenvolvido à partir de algumas simbologias utilizadas em álbuns passados, e a tipografia escolhida apresenta recortes diferentes do padrão, o que vai de encontro com a imagem dessas artistas:

Com isso, o grupo pode criar um visual sólido e uma comunicação simplificada, abrindo portas para que a empresa desenvolva produtos relacionados, além de uma ligação mais afetiva entre artista e fandom.


Obrigada pela visita!

🌎🌍🌏

Veja mais em @brusoderdesign
_____
Este projeto foi desenvolvido para que eu pudesse estudar mais sobre design, projetos, marcas e aplicações.
Também é uma contribuição, como InSomnia, para mostrar meu apoio ao Dreamcatcher e desejo de que o grupo continue crescendo.

Dreamcatcher
Published:

Owner

Dreamcatcher

Published: